Clínica Médica Dentária de Viseu, Ortodontia

Contacte-nos

Ortodontia

A Ortodontia dedica-se a corrigir os maus posicionamentos ou má-formações dentárias e/ou maxilares, como por exemplo o mau alinhamento de dentes, mordida cruzada, mordida aberta, mordida profunda, etc.
Ao resolver estes problemas conseguirá um sorriso mais agradável, mas acima de tudo, os tratamentos ortodônticos terão como resultado uma boca mais saudável.

O que faz a CMDV Kids

Representa um conceito novo na área da medicina dentária, que pretende melhorar a saúde oral juvenil, para isso oferece tratamentos especializados e diferenciado para grávidas, bebés, crianças e adolescentes, até à fase adulta.

Odontopediatria

Tratar dos dentes dos seus filhos é importante logo que apareça a primeira dentição. Os primeiros dentes são importantes para que as crianças comam bem , aprendam a falar mais facilmente e para abrirem caminho para uma dentição definitiva saudável.
Se as crianças forem iniciadas desde logo a boas práticas dentárias, como uma alimentação saudável e idas regulares ao dentista, será muito mais fácil que mantenha esses hábitos ao longo da vida.
Os nossos Odontopediatras tratam crianças integralmente desde a mais tenra idade (12 meses) até à adolescência e incluem diversos tratamentos como prevenção de cáries e tratamento das mesmas, aplicação de selantes, dentes fraturados, problemas de gengivas, etc.

Higiene Oral

Na nossa equipa os higienistas trabalham em estreita colaboração com os dentistas e o periodontista.

Em equipa iremos:
Limpar bem os seus dentes, removendo o tártaro, a placa bacteriana e as manchas.

  • Ensinar-lhe técnicas de higiene oral, adaptando-as às suas necessidades específicas, ajudando-o a manter um ambiente saudável na sua boca, prevenindo doenças como a da gengiva e cárie dentária;
  • Educar as crianças sobre a importância de escovar bem os dentes;
  • Dar conselhos dietéticos para prevenir a cárie dentária.


Como resultado irá obter dentes limpos e um hálito fresco, e inúmeros conselhos para manter uma saúde oral ideal.

Odontopediatria

A Odontopediatria é uma especialização da Medicina Dentária dedicada à saúde oral de crianças?
É uma vertente/especialidade da medicina dentária vocacionada para o tratamento de bebés, crianças e adolescentes. Muitos dos tratamentos são totalmente diferenciados daqueles dos adultos e todos têm articularidades inerentes às suas características físicas e psíquicas, crescimento ósseo dos maxilares e do crânio, processo eruptivo dinâmico da dentição, presença de dentes de leite, menores dimensões corporais e orais, doenças da infância, etc.

Quando é aconselhável fazer a 1ª consulta ao médico dentista?
O primeiro contacto do bebé com o odontopediatra (médico dentista pediátrico) é de extrema importância! O ideal é que as primeiras consultas sejam agradáveis, iniciadas com familiarização do ambiente e do pessoal da clínica. Assim, a primeira consulta deverá ser entre os 6 meses e os 2 anos e meio, para os que os pais fiquem devidamente informados quanto à higiene oral do seu filho nesta fase, evitando cáries precoces de infância, condição que poderá comprometer uma possível relação inicial positiva entre o odontopediatra e a criança.

O que é um «dente de leite»?
Dentes de leite também chamados de dentes decíduos são os primeiros dentes da criança, que começam a aparecer na boca normalmente por volta dos 6 meses de idade.

Qual a importância da primeira dentição?
Apesar destes dentes serem temporários, eles são muito importantes e devem ser tratados com os mesmos cuidados dos permanentes. A primeira dentição, também designada por decídua, é importante para o desenvolvimento da face, uma vez que o alvéolo existe em função do dente e uma vez perdido o dente, o espaço alveolar atrofia-se dificultando o nascimento dos dentes permanentes, uma vez que reduz o tamanho da arcada dentária, bem como pode provocar a extrusão do dente antagonista procurando apoio, o que pode reduzir a dimensão vertical da arcada fazendo com que esta fique disforme e ainda causar disfunção na articulação temporomandibular.
A conservação dos dentes decíduos também é importante para o desenvolvimento da fala e para o equilíbrio emocional das crianças ao se relacionarem com as demais. Os dentes decíduos são importantes também na mastigação de alimentos nos primeiros anos de vida da criança.

Como se constitui a dentição?
O desenvolvimento dos dentes compreende três fases: a mineralização (calcificação), a erupção (quando os dentes rompem) e a esfoliação (quando caem). A mineralização começa ainda no período pré-natal e continua até aos 3 anos para a primeira dentição, também chamada dentição decídua ou "dentes de leite" e até aos 25 anos para a segunda ou dentição permanente. Em geral, a erupção inicia-se por volta dos 6 meses e os primeiros dentes a romper costumam ser os incisivos centrais inferiores (a meio da gengiva de baixo), seguidos pelos incisivos centrais superiores; posteriormente rompem os outros até completar a dentição decídua, composta por 20 dentes, até aos 3 anos.

Que tipo de problemas de saúde oral podem ter os bebés?
A cárie dentária é a doença mais prevalente em Portugal e a sua prevenção deve iniciar-se imediatamente ou mesmo antes da erupção dos 1ºs dentes, através da racionalização do consumo de açúcar e da higiene oral.
Durante noite existe uma diminuição da salivação e também do reflexo da deglutição que favorece a retenção do alimento junto ao dente e consequente desenvolvimento de cárie. O uso contínuo do biberão com leite poderá levar ao desenvolvimento da cárie precoce de infância. Esta situação pode ainda ser agravada se for adicionado outro componente ao leite como açúcar ou chocolate. Assim recomenda-se que o uso do biberão durante a noite seja diminuído gradualmente, logo após erupção dos primeiros dentinhos. Caso haja dificuldade, poderá dar um biberão com água pura.

Share by: